quarta-feira, 24 de novembro de 2010

'Aparição'

Mas o que sei é que o homem deve construir o seu reino, achar o seu lugar na verdade da vida, da terra, dos astros, o que sei é que a morte não deve ter razão contra a vida nem os deuses voltar a tê-la contra os homens, o que sei é que esta evidência inicial nos espera no fim de todas as conquistas para que o ciclo se feche (...) Não me pergunteis como consegui-lo, não me pergunteis. O que é evidente aparece. Mas nestas noites de insónia em que me vou perscrutando neste esforço natural como o da terra, em que me vou revelando, eu pude ver, em instantes de fulgor, o que me era, o que me cumpria, o destino que me gravara. E ver é já conquistar, possuir.
Vergílio Ferreira em 'aparição'

2 comentários:

  1. "A arte é longa e a vida é curta, o julgamento árduo, a ocasião passageira. A acção é fácil, o pensamento é difícil; mas obrar segundo os seus pensamentos é ainda mais árduo. A imitação existe no nosso espírito, mas é preciso saber o que devemos imitar. As alturas atraem-nos e por isso caminhamos na planície com os olhos sempre fixos em cima. A palavra é boa, mas não é o que há de melhor. O espírito que nos faz agir é o que há de mais elevado. O bem realiza-se inconscientemente, não assim o mal, e por isso temos remorsos. A doutrina do verdadeiro artista encerra todo o pensamento artístico, pois, quando as palavras faltam, a acção executa. O bom discípulo aprende a tirar o desconhecido do conhecido e assim se aproxima do mestre."

    J. W. Goethe in "Wilhelm Meister's Apprenticeship"

    ResponderEliminar
  2. opá...que lindo, obrigada por tal comentário!

    ResponderEliminar